Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Presidente do Sindicato dos Radialistas do Maranhão é ameaçado de prisão

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Presidente do Sindicato dos Radialistas do Maranhão é ameaçado de prisão


Pela decisão do  Juiz  José Magno Linhares  Moraes, da 2a vara da justiça federal, em São Luis, o Radialista José Santos, está ameaçado de prisão. A ação que tramitou na Justiça federal, é do IPHAN, órgão responsável pela fiscalização  de bens tombados, contra o Sindicato dos Radialistas que tem Zé Santos  como presidente. 

Para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a entidade em 2006, realizou na sua sede no Centro Histórico da Capital, serviços sem à prévia autorização do IPHAN. Pela decisão do magistrado, o sindicato praticou crimes de desobediência, contra o patrimônio e contra o meio ambiente. 

"A reforma na parte interna do prédio consistiu na destruição  de seus materias de acabamento", termo técnico usado pelo IPHAN na justiça federal. O juiz deu sentença favorável ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artistíco Nacional e decidiu por uma pena de reclusão de  um ano  e dez dias ao Presidente do Sindicato dos Radialistas do Maranhão. A pena pode ser transformada no pagamento de salários  mínimos com referência ao ano em que à ação começou a tramitar.


A quantidade de salários não foi confirmada na sentença do magistrado. Zé Santos, recorreu da decisão e disse  "que o Sindicato não desrespeitou  ninguém, as adaptações feitas na parte interna do prédio no Beco do Couto, estão dentro dos padrões".  

No processo  da justiça federal, o IPHAN usou como principais testemunhas, técnicos do próprio òrgão, denunciou o Presidente do Sindicato dos Radialistas. "A reforma no prédio foi feita com autorização da diretoria da entidade, que respeitou o aspecto arquitetônico  da  fachada", acrescenta o presidente. 

Para Zé Santos, o IPHAN deveria fiscalizar grandes empreendimentos que não respeitam o patrimônio tombado pela união".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.